Acabamentos

PINTURA: Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de mera decoração, no entanto, além de decorar e proteger o substrato, a pintura pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente e controlar a luminosidade.

a) INTERIORES – Entende-se por tintas e vernizes qualquer material de revestimento, de consistência liquida ou pastosa, apto a cobrir, proteger e colorir uma superfície.

Podem ser coloridas ou incolores, brilhantes ou mate, transparentes ou não, bem como apresentar resistência a determinados tipos de agentes agressivos.

A escolha das tintas deve sempre ter em linha de conta fatores como a qualidade pretendida, o fim a que se destina, fatores económicos, a superfície a revestir e a localização da mesma – pintura interior, pintura exterior, pintura em zona húmida ou pintura em zona seca.

b) EXTERIORES – As pinturas exteriores de fachadas podem ser executadas com auxilio de andaimes ou acesso por corda – técnica opcional de trabalho em altura, combinando as mais avançadas técnicas de acesso a locais elevados e em ambientes confinados com utilização de cordas e equipamentos específicos de descida e ascensão. A técnica de pinturas de fachadas por acesso a cordas possibilita diminuição no tempo dos trabalhos gerando aumentos de produtividade e diminuição de custos.